30/11/2010

Projeto de Apoio ao Território da Reforma comemora incremento de renda e criação de postos de trabalho



Aumento de 92,2% na renda dos produtores rurais e elevação de 15% no número de postos de trabalho. Esses são alguns dos resultados obtidos pelo Projeto de Apoio a Produção Sustentável no Território da Reforma, os quais serão comemorados no encontro de lideranças para o encerramento da iniciativa, na próxima sexta-feira (03), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
O encontro de lideranças do Projeto Território da Reforma vai reunir cerca de 220 produtores rurais dos 11 municípios do Estado e autoridades ligadas ao meio rural. Por meio de um vídeo documentário, serão apresentados depoimentos de produtores rurais, relatando casos de sucesso da iniciativa.



Desenvolvido em 11 municípios sul-mato-grossenses, o Território da Reforma também registrou 10% de novos negócios de micro e pequeno porte nos 28 meses de trabalho. O Projeto trouxe resultados concretos para cerca de 550 produtores rurais dos municípios envolvidos. Os dados foram obtidos com base em um questionário aplicado aos participantes, comparando a situação dos produtores desde o início do Projeto, em 2008, com o cenário apresentado agora.



Com o objetivo de atuar no desenvolvimento da agricultura familiar, a iniciativa proporcionou a 66 produtores a oportunidade de aumentar a renda ao fornecer alimentos para a merenda escolar e para redes de supermercados. “Agora nós temos até meios para escoar a produção. Antes produzíamos sem técnica e não tínhamos para quem vender”, resume o produtor de Terenos, Luis Gonçalves de Lima.



A meta era cinco, mas já são nove prefeituras municipais que compram produtos de participantes do Projeto. “Um dos grandes resultados é que conseguimos aproximar escolas públicas e pequenos produtores, oferecendo solução para os dois”, resume o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

A criação de novos negócios, o aumento na renda e no número de produtores que passaram a comercializar para o mercado local somam resultados que mantém boa expectativa de continuidade. “Esse projeto é apenas o começo do que precisamos fazer na área rural. São propriedades que tem capacidade de produzir e alavancar o desenvolvimento regional. Agora precisamos sensibilizar os organismos governamentais para que consigamos mais recursos para disseminar isso em todo o território”, assinalou o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

O Território da Reforma atuou nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim Nioaque, Maracajú, Sidrolândia e Terenos. O Projeto é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), executado pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar).

Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário