17/11/2010

Artesanato transforma palha de milho em negócio lucrativo para produtores rurais



Com a chegada do final de ano e os preparativos para as festividades, é possível encontrar no artesanato uma alternativa simples e barata de decoração e complementação da renda. Com o objetivo de desenvolver habilidades manuais e oferecer uma alternativa de ganho extra, o Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma (PAIF) leva aos produtores rurais do município de Dois Irmãos do Buriti/MS o Curso de Artesanato em Palha de Milho.

Para a educadora do Senar/MS, Izabel Lissaraça, o artesanato pode ser um bom empreendimento principalmente para a classe feminina. “Qualquer coisa que a mulher fizer a mais para vender, vai ter uma renda diária e não precisa esperar até o fim do mês. Com o artesanato, elas podem até ganhar mais que os maridos”, sorri otimista.




Durante a capacitação, os alunos vão aprender mais sobre o histórico do artesanato com palha de milho, conhecer variedades de milho, colheita, armazenamento e seleção das espigas e palhas, higienização da palha, cortes em filetes e tiras. Para fazer o acabamento das peças, a educadora ensina a técnica de envernizamento e de tingimento com corante para roupa. “A ideia é produzir algo que seja o mais natural possível para não perder o valor comercial da peça”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário